top of page

MINICURSOS

Ferramentas Digitais de Análises Biogeográficas Aplicadas a Paleontologia

Prof. Dr. Caio Fabricio Cezar Geroto

http://lattes.cnpq.br/5509376569517107

     A paleontologia se vale muito do estudo da biogeografia histórica, uma área que tem desenvolvido diversas correntes de metodológicas. O estabelecimento da cladistica filogenética como o paradigma sistemático dentro do campo trouxe uma nova visão para os problemas biogeográficos. Embora por muito tempo os métodos tenham se restringindo a metodologias adaptadas para a resolução de problemas biogeográficos, como a análise de parcimônia de Brooks, o advento de ferramentas digitais voltadas desde o inicio para a resolução desses problemas tem aberto novas interpretações e possibilidades. Dentro desse campo atualmente dois softwares tem ganhando destaque. RASP (Reconstruction Ancestral State in Phylogeny) implementa os métodos de Análises de Dispersão-Vicariância (S-DIVA), Lagrange (DEC model), Bayes-Lagrange, BayArea e Bayesina  Binary MCMC buscando reconstruir a área ancestral para cada nó do cladograma analisado enquanto calcula as probabilidade de cada evento (Vicariância, Dispersão e Extinção) ter ocorrido para causar a separação naquele nó. GEM (Geographic Explicti Event Model) é um método de biogeografia filogenética para inferir os eventos (vicariância, full copy simpatry, simpatia e evento fundador) bem como a distância dos nós internos de uma árvore. Nesse curso pretende-se abordar os aspectos básicos de uso de cada um desses programas, bem como o alcance de interpretações dos resultados.

Análise Multivariada para Paleontologia

WhatsApp Image 2018-11-01 at 16.00.06.jp

Profª. Drª. Kátia Gomes Facure Giaretta

http://lattes.cnpq.br/2430208641271686

Dados paleontológicos geralmente apresentam alta dimensionalidade e requerem conhecimento de Análise Multivariada. Nesse curso serão apresentados os principais métodos de análise multivariada utilizados em estudos de Paleontologia. Será demonstrada a aplicação de Análise de Componentes Principais (PCA), Análise de Correspondência (CA) e Análise de Agrupamento para conjuntos de dados morfológicos ou de ocorrência de espécies no registro fóssil. Utilizaremos softwares de análise estatística, com ênfase no software R.

Tópicos em Sistemática Filogenética: teoria e prática
 

306431_341183392635971_816605431_n.jpg

MSc. Caio César Rangel

 http://lattes.cnpq.br/6403686902270557

Nesse mini curso serão abordados as principais bases filosóficas que fundamentaram os estudos sistemáticos, desde a sua origem na Grécia Antiga, passando pela revolução henningiana, até chegarmos aos estudos atuais. No campo teórico serão trabalhados os principais conceitos a cerca de Sistemática Filogenética, tais como homologia, confecção de caracteres, grupos filogenéticos (monofilia e merofilia), índices de suporte, interpretação de cladogramas e entre outros. Após as atividades teóricas, as atividades práticas serão realizadas com o auxílio de ferramentas computacionais (MESQUITE e TNT) para a elaboração de matrizes de caracteres, bem como as suas análises filogenéticas. Além de permitir uma reflexão sobre os métodos filogenéticos, as hipóteses obtidas e ponderações _a posteriori_ dos caracteres escolhidos.

Normas para inscrição em Minicursos

    Em virtude de serem vagas limitadas, a participação nos minicursos é prioritariamente dos atuantes em Paleontologia. A escolha do minicurso deverá ser realizada no momento da submissão do resumo.

    Vagas restantes serão disponibilizadas no momento do credenciamento para os demais participantes no evento.
 

bottom of page